PARA ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O SUPREMO CONSELHO

1)      SOU MAÇOM DE OUTRA POTÊNCIA, POSSO PERTENCER AO SUPREMO CONSELHO? Sim, o Supremo Conselho é de acesso livre para todos os maçons. Geralmente as potências proíbem que o maçom frequente outra potência em "loja simbólica ou azul" mas não há impedimento algum que ele frequente ou pertença a uma Loja de Perfeição, Capítulo etc.

 

2)      SOU MAÇOM DE OUTRO RITO, DIFERENTE DO REAA, POSSO SER ASSOCIADO? Sim, não importa o rito, importa que tenha concluído o estudo da Loja Simbólica.

 

 

3)      NÃO SOU MAÇOM, POSSO PERTENCER AO SUPREMO CONSELHO?  NÃO. Somente os maçons que possuem o Grau 3 (Mestre Maçom) da Loja Simbólica é que podem pedir afiliação ao Supremo Conselho.

 

4)      QUAIS DOCUMENTOS TEREI PARA ME IDENTIFICAR? Cédula de Identificação do Supremo Conselho – CISC

 

 

5)      RECEBEREI DIPLOMAS E CERTIFICADOS? Sim, sempre que concluir um grau receberá o diploma respectivo; atingindo o Grau 33º. Receberá a Carta Patente e o Título de Grande Inspetor Litúrgico. Importante: Todos os Diplomas, Certificados e Cartas-Patente, expedidos pelo Supremo Conselho são registradas no Cartório Maçônico e no Cartório de Registros Públicos de Títulos e Documentos, tornando esses documentos de validade pública de forma incontestável.

 

6)      PODEREI ESTUDAR OS AUTOS GRAUS? Sim, todo associado poderá estudar os Graus Filosóficos.

 

 

7)      CHEGAREI AO GRAU 33º.? Sim, dependerá exclusivamente do seu esforço e disciplina.

 

8)      QUAL O CUSTO DE CADA GRAU NO SUPREMO CONSELHO? Os graus  são conferidos somente para os associados, portanto o candidato  fará contribuições na modalidade associativa, cada grau ou grupo de graus tem uma contribuição distinta.

 

 

9)      QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE TEREI COMO ASSOCIADO? O Associado não tem custo com o estudo dos graus, este é um grande benefício; além disso poderá freqüentar as Lojas recebendo as honrarias equivalentes ao seu grau, conforme o Regimento Interno de cada potência que prevê os procedimentos para a recepção das autoridades maçônicas em Loja.

 

10)   QUAIS AS OBRIGAÇÕES QUE TEREI COMO ASSOCIADO? As que estão tipificadas nos Estatutos Sociais, no Regulamento Geral, Regulamentos e Normas Internas, todas dizem respeito ao comportamento e comprometimento normal que o maçom já está acostumado.

 

 

11)   TEREI QUE APRESENTAR DOCUMENTOS PARA SE ACEITO? QUAIS? Sim, deverá apresentar os comprovantes maçônicos para demonstrar o grau em que está. Certidões também serão necessários para comprovar a conduta civil e seus antecedentes.

 

12)   JÁ PERTENÇO A OUTRO SUPREMO CONSELHO, POSSO ME AFILIAR A ESTE? Em nosso estudo não há impedimento para dupla afiliação desde que não tenha sido expulso do outro Supremo Conselho e não esteja em débito com a Tesouraria.

 

13)   COM QUANTO CONTRIBUIREI MENSALMENTE PARA O SUPREMO CONSELHO?  Os valores variam conforme o grau que o associado escolherá para estudar;

 

 

14)   QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO PARA ATINGIR O GRAU 33º.? Partindo do Grau 1, Aprendiz Maçom,  somando-se o interstício oficial entre os graus, o associado atingirá o Grau 33º. (caso não tenha interrupções) aproximadamente em 81 (oitenta e um meses).

 

15)   AO ATINGIR O GRAU 33º. QUAL POSIÇÃO OCUPAREI NA MAÇONARIA E NO SUPREMO CONSELHO?  Será Grande Inspetor Litúrgico para o Rito Escocês Antigo Aceito, com especialidade no REAA de 1804 conforme a Ortodoxia deste rito e segundo o Guia do Maçom Escocês, editado pelo Grande Oriente Nacional da França.

 

 

16)   RECEBEREI MANUAIS, RITUAIS E OUTRAS INSTRUÇÕES? O associado receberá todo o material de estudo via correio, no formato de apostilas para que possa apresentar a “prancha do grau”; o Cobridor do Grau, contendo Sinais, Toques e Palavras será entregue na conclusão do grau, logo após o associado ser iniciado de forma presencial e em Loja  de Perfeição, Capítulo ou conforme cada caso, na presença dos representantes do Supremo Conselho. O Ritual contendo a parte litúrgica dos Altos Graus somente será entregue na colação do Grau 33º. Juntamente com a Carta Patente.

 

17)   PRECISAREI ME DESLOCAR ATÉ A LOJA FILOSÓFICA PARA OS ESTUDOS? Não, os estudos podem ser feitos à distância, economizando tempo e verba de deslocamento. O comparecimento em Loja Filosófica é obrigatório no momento da colação do grau, quando será realizada a cerimônia ritualística da passagem de um grau ao outro.

 

18)   EXISTE ALGUM SUPREMO CONSELHO COM PODERES EXCLUSIVOS PARA CONFERIR OS ALTOS GRAUS DA MAÇONARIA?  Não, absolutamente não há. Todo Supremo Conselho, uma vez constituído pela reunião de Maçons do Grau 33º. e presidido por um Soberano Grande Comendador está apto a conferir os Graus Filosóficos;

19) Quais as potências ou obediências são reconhecidas por este Supremo Conselho?

       Este Supremo Conselho do Grau 33 Reconhece, atualmente:

       Grande Loja da Maçonaria Egípcia Glomeb

       Grande Loja da Maçonaria Mista

       Grande Loja Mista de Memphis Misraim

       Grande Oriente do Brasil Gob

       Grande Loja do Estado de São Paulo Glesp

       Grande Oriente de São Paulo Gop

       Grande Loja Brasileira Glob

       Grande Loja Symbolica do Rio de Janeiro

       Grande Loja do Rio de Janeiro

       Grande Oriente do Rio de Janeiro

       Grande Oriente de Minas Gerais

       Grande Oriente da Bahia

       Grande Oriente do Paraná

       Grande Oriente do Ceará

       Grande Oriente do Piaui

       Grande Oriente do Pernanbuco

      Grande Loja do Espírito Santo

      União das Lojas Independentes Unilojas

20) Onde está localizado o Supremo Conselho do Grau 33?

       Na Cidade de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo.


 

 
 
  Site Map